Cliente: Coca-Cola com ponteAponte
Projeto: Movimento Coletivo, da Coca-Cola
Quando: 2018 e 2019
Nosso trabalho: Gestão do conhecimento das reuniões de especialistas do Movimento Coletivo; seleção das iniciativas sociais inscritas no Edital Alimentação + Nutrição, assessoria técnica aos vencedores, entre outros serviços.
Fomos responsáveis pela relatoria das reuniões do Conselho de Especialistas do Movimento Coletivo e sistematização de aprendizados para a estratégia de Investimento Social Privado.
“Como parceiros da consultoria ponteAponte, tivemos uma importante participação em diversas atividades do Movimento Coletivo, criado para promover o diálogo entre representantes de diversos setores da sociedade e a Coca-Cola Brasil, para cocriar um novo direcionamento para os investimentos sociais da empresa.
Na primeira parte desse projeto, a Mandaçaia acompanhou as reuniões do conselho do Movimento, formado por especialistas do Terceiro Setor e nos temas considerados prioritários pelas empresas. Acompanhamos esses encontros e sistematizamos esse conhecimento, que resultou em um documento encaminhado à Coca-Cola com os pontos cruciais levantados pelo conselho.
Uma das soluções apontadas pelo conselho foi a criação de um edital para impulsionar iniciativas que fortaleçam ações educativas e de ampliação ao acesso a informações nutricionais e à alimentação saudável. A Mandaçaia participou da etapa de avaliação e seleção dos projetos e fez o acompanhamento desses projetos que foram aprovados durante 1 ano.
Preparamos os materiais de formação inicial para as seis organizações escolhidas no Edital Alimentação + Nutrição. No primeiro workshop, preparamos um plano institucional para cada uma delas e um plano de ação conjunto. Para isso, utilizamos ferramentas de análise como a SWOT (FOFA, em português), iniciais de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Ao explorar cada um desses campos, as organizações conseguem criar estratégias para cenários variados. Outro método na mesma linha é a análise PEST, que permite um estudo com base em fatores políticos (P), econômicos (E), socioambientais (S) e tecnológicos (T).
Nos meses seguintes, fizemos o acompanhamento desses planos de ação. Também fizemos visitas de campo, que nos permitiu conhecer a realidade desses projetos e, assim, entregar um relatório de diagnóstico, com o feedback dessa visita, apontando o que poderia ser potencializado ou readequado.
Criamos indicadores para cada projeto, além de indicadores coletivos, em cinco dimensões: institucional, ação direta do projeto, incidência no território e contribuição para o campo de alimentação como um todo.
No fim do projeto, a Mandaçaia preparou um formato de workshop final, que permitiu às organizações repensarem os seus projetos, a partir dos aprendizados que tiveram ao longo do processo. Profissionais voluntários da Coca-Cola, de habilidades e experiências diversas, participaram como mentores dos projetos. Utilizamos a metodologia do Design Thinking para co-criar as soluções para os projetos das organizações. Utilizamos uma versão adaptada da ferramenta Canvas para storytelling, para que os participantes preparassem o pitch, que é a apresentação de seus projetos de uma forma interessante e resumida.”
Silvia Sá, cofundadora da Mandaçaia Social
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